Tema: Sensoriamento voltado para pedestres e ciclistas
O objetivo da Hackatona MOB 4.0 é promover um espaço de criatividade e desenvolvimento de soluções de coleta de dados relacionadas às demandas de mobilidade urbana de cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Dentro do desafio proposto estão três fatores obrigatórios:
A aproximação de soluções de tecnologia voltadas ao desenvolvimento de dispositivos para medição e coleta de dados.
A proximidade com temas de mobilidade ativa, considerando
deslocamentos realizados por bicicleta e/ou a pé.
A apresentação de soluções voltadas para as temáticas de dados, gestão e
governança.
SOBRE O EVENTO
Entenda como foi a programação da nossa Hackatona:
PALESTRAS
Contamos com uma fala inspiradora da diretora de inovação da COPPE, além dos vencedores da 1ª Hackatona, que contaram um pouco da experiência que eles tiveram nessa competição e durante a fase de desenvolvimento do projeto.
MENTORIAS
Com o apoio do Lab Mob, oferecemos mentorias sobre o sistema Arduino. Além disso, contamos com a participação dos mentores, José Brandão, Felipe Carvalho e André Sato, esta último coordenando duas mentorias sobre mobilidade ativa.
WORKSHOPS
Oferecemos aos participantes uma experiência de modelagem e utilização da impressora 3D que o Laboratório do Mob possui, permitindo conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia e sua possível aplicação para o tema proposto.
PREMIAÇÃO
Conheça as propostas dos 3 grupos finalistas e que contarão com o apoio do Mob para o desenvolvimento de seus projetos:
1º lugar: Projeto Urbex*
Adrian Moreno
Pablo Ccori
Andres de la Puente
Ferramenta visual que utiliza a inteligência artificial para identificar objetos nas imagens das ruas, buscando rotas mais seguras e uma exploração visual única da cidade.
2º lugar: Projeto PE.DAO
Eduardo Zanella Americano
Helena Rocha de Freitas
Bruno Ricciardi Aldgeire
Lucas Teles Alckmin Cezana
Plataforma gamificada que conecta ciclistas a rotas seguras, tem informações detalhadas sobre infraestrutura urbana e cria uma comunidade engajada.
3º lugar: Projeto MobAI
Rosemeiry Leite
Renata Gurgel Dimas
Rodrigo Nunes Cavalcante
Thaís Leonardo Alves da Silva
Aplicativo voltado aos ciclistas que se integra à infraestrutura urbana inteligente e usa a gamificação para engajamento popular e aumento da segurança nas rotas.
*O projeto vencedor receberá apoio da equipe do Mob e o valor do prêmio será utilizado exclusivamente para o desenvolvimento de protótipos e contratação de serviço de terceiros conforme necessidade.